Oficinas

NOME DO NÚCLEO.png

A Psicotraumatologia desenvolve metodologias de intervenção junto ao ser humano,  durante e após situações traumáticas, que podem afetar a saúde emocional e física de pessoas, grupos ou comunidades, em decorrência de violências, guerras ou catástrofes.

 

fotos site psico.png

Acontecendo neste semestre:

Oficinas ministradas pela equipe de Traumaconsultoria do CSHH
 

4 turmas • 8 temas • 16h de conteúdo exclusivo
VAGAS LIMITADAS • Totalmente on-line e gratuito*

 

*Apoio da IECLB via projeto aprovado junto a Evangelical Lutheran Church in America - ELCA

 

mulher-estudando-notebook-aberto-sala-de-aula.jpg

T1 - Manhã: das 9h ás 11h - Início da turma em 4/fevereiro de 2021

 

T2 - Tarde: das 14h ás 16h - Início da turma em 4/março de 2021

 

T3 - Noite: das 19h ás 21h - Início da turma em 1/abril de 2021

 

T4 - Em parceria com a FEASA - Início da turma em 9/março de 2021

 

Gostaria de participar?

Deixe seu contato para saber quando abriremos novas turmas.

E-mail: psicotraumatologia@cshh.org.br

Conheça os temas:

Neuroplasticidade e a Influência do Meio Ambiente na Formação Social do Cérebro e do Corpo

irma.png

 

Oficina: Você sabe que tem características neuromusculares herdadas e outras socialmente organizadas no seu cérebro e no seu corpo? Já ouviu falar de três cérebros, de neuroplasticidade e da capacidade regenerativa no decorrer da vida? Entende como vivências traumáticas podem interferir nesse processo? Não!? Então boas vindas a essa oficina!

 

 

Facilitadora: IRMA SCHRAMMEL, Assistente Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - RS e Traumaterapeuta pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

 

Identificação de Recursos Internos e sua Ampliação por meio de Exercícios de Imaginação

 

 

Oficina:  Falaremos sobre Recursos Internos mobilizáveis em situações desafiadoras de experiências vividas. O autoconhecimento sobre as forças interiores como gratidão, compaixão e as emoções positivas podem ser ampliados por meio de exercícios de imaginação e visualização, permitindo assim o aumento do bem-estar  emocional  na superação de sintomas de trauma.

 

 

Facilitadora: ELOIZA NOCENTINI, Psicóloga pela Universidade São Marcos São Paulo e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

 

elo.png

A Importância do Vínculo Afetivo para o Desenvolvimento da Personalidade

mariza.png

 

 

Oficina: Queremos entender o que é a teoria do apego na formação de um modelo funcional interno para o desenvolvimento humano. Por isso, venha conhecer os 4 tipos de apego e assim perceber que existem padrões de vínculos: seguro, inseguro, evitativo ambivalente e desorganizado. Você descobrirá como as experiências com o cuidador primário ditam o comportamento, as crenças e os pensamentos.

 

 

Facilitadora: MARISA PASCHOALOTTI FERREIRA, Psicóloga pelas Faculdades Integradas Senador Flaquer e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

 

Criança Interior: As Porções mais Jovens da Nossa Personalidade

 

 

Oficina: Iremos propiciar momentos de contato com nossa "criança interior", sabendo que a criança que fomos um dia não deixou de existir. Ela deve ser tratada com carinho e fortalecida. Podemos "cuidar" dela, "brincar" com ela, libertá-la para viver emoções positivas e exercer sua criatividade.

 

 

Facilitadora: MARIA REGINA PEDRO NICOLINI, Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

 

regina.png

As Diferentes Partes do Eu: como o autoconhecimento pode nos ajudar

adriana.png

 

Oficina: Conhecer melhor como a história pessoal, incluindo eventos de vida positivos e negativos, influencia na formação da personalidade. A partir do modelo KReST, aprender a utilizar técnicas de estabilização emocional, bem como lidar de forma adequada com as diferentes partes do eu. 

 

 

Facilitadora: ADRIANA NABARRETE, Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo e Traumaterapeuta pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha.

 

Luto e Perdas: Espiritualidade como Recurso de Superação

 

Oficina: A espiritualidade é a forma como vivemos o divino, o anseio pelo divino e como expressamos isso em nossa caminhada,  em nosso jeito de ser. Por ser uma manifestação humana, a espiritualidade nos fortalece e nos ajuda a superar as dificuldades que enfrentamos, principalmente em situações de luto e perdas.

 

 

Facilitadores:

OSCARINA CAMILLO, Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha;

 

Pastor ALBERI NEUMANN, Bacharel em Teologia com ênfase em pastorado pelas Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Lato-Sensu: Ética, Cidadania e Subjetividade pelas Faculdades EST, em Vitória/ES. Curso de Luto em tempos de COVID-19 pelas Faculdades EST.

 

osca e alberi.png

T.R.E. Técnica de Redução do Estresse

tre.png

 

 

Oficina: O T.R.E. consiste em uma técnica simples de exercícios corporais que ajudam a diminuir o nível de ativação do sistema nervoso autônomo. A prática regular pode proporcionar melhora na qualidade do sono, alívio de tensões e do estresse cotidiano, promovendo qualidade de vida.

 

A Técnica de Redução do Estresse pode ser praticada de forma individual ou em grupo, com o acompanhamento de um facilitador com a formação adequada.

 

Facilitadoras:

CECÍLIA VIZIOLI, Psicóloga pela Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências e Letras Senador Flaquer e certificada em Tension and Trauma Release Exercises - TRE® pelas Faculdades EST em São Leopoldo/RS;

KEITE SOARES, Especialista em Marketing e Comunicação Organizacional pela FAINC - Faculdades Integradas Coração de Jesus e certificada em Tension and Trauma Release Exercises - TRE® pelas Faculdades EST em São Leopoldo/RS;

SIMONE GRUBER, Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e certificada em Tension and Trauma Release Exercises - TRE® pelas Faculdades EST em São Leopoldo/RS.

 

Trabalhos Emergenciais e Reorientação em Momentos de Crise

 

Oficina: Em meio à pandemia, têm se avolumado a quantidade de pessoas angustiadas,  depressivas, em situações de crise de diferentes ordens, de diversas idades. Em nossa oficina, que possibilitará vivências práticas, iremos abordar técnicas específicas de reorientação em momentos de crise individual. Nosso objetivo primeiro será estabilizar a pessoa em questão, bem como reorientá-la no aqui e agora. Fundamental será experimentar as diferentes técnicas, para poder aplicá-las posteriormente nos diversos atendimentos.

 

 

Facilitadora: CLAUDIA SIBYLLE DORNBUSCH, formada em letras Português/Alemão. Mestrado, doutorado e livre-docência pela USP e Traumaconsultora pelo Instituto de Psicotraumatologia da Baixa Saxônia - Alemanha;

 

claudia.png
leonardo cshh.png

Ainda com dúvida?

Entre em contato!

Primeiras turmas com pacote 100% GRATUITO*

 

 (11) 4436-0497 • (11) 94088-5783

psicotraumatologia@cshh.org.br

*Apoio da IECLB via projeto aprovado junto a Evangelical Lutheran Church in America - ELCA